O Prédio Sede do AGCRJ
O prédio que sedia o AGCRJ foi especialmente projetado e construído, no final da década de 1970, para abrigar a documentação produzida e acumulada pelos diversos órgãos e repartições da administração municipal, desde o período colonial até o período republicano.
Visitado pelo então Inspetor Geral dos Arquivos da França e ex-presidente do Conselho Internacional de Arquivos, o Sr. Michel Duchein, foi considerado um modelo de construção arquitetônica para a sua finalidade, em termos de estrutura física, e inovador como projeto de ocupação de espaços.
O edifício dispõe de 5.602 metros quadrados de área construída, em quatro pavimentos, contando com instalações adequadas para a guarda permanente de documentos:
Portaria e Recepção
Ao ingressar nas instalações do AGCRJ, no andar térreo, o usuário deve dirigir-se à Portaria e à Recepção, onde vai proceder à sua identificação, apresentando um documento de identidade oficial com foto (RG, passaporte ou CNH) e informando a qual setor deseja visitar.
Na Portaria e na Recepção, encontra-se disponível, gratuitamente, um guarda-volumes, que o usuário poderá usar durante sua permanência no AGCRJ para depositar seus objetos de uso pessoal (pastas, bolsas,mochilas, celulares, câmeras fotográficas, etc.), estes que têm entrada vedada nas salas de consulta.
Após esta etapa, o consultente receberá um crachá que franqueará o seu ingresso às dependências do prédio, abertas ao público.
Lembramos que não é permitida a entrada de usuários em trajes inapropriados (bermudas, chinelos ou roupas curtas), visto tratar-se de uma instituição pública.
Salas de Consultas
Localizadas no 2º, 3º andares do prédio, destinam-se à pesquisa dos usuários nos acervos institucionais disponíveis para a consulta pública. Nessas salas, o usuário deve respeitar os procedimentos determinados para cada tipo de documentação consultada e aceitar as normas de segurança.
Não é permitido ao usuário levar para as mesas das Salas de Consulta seus objetos pessoais, com exceção de lápis e papel branco.